Picadas de escorpião lideram intoxicações em Goiás

Unknown | 09:40 | 0 comentários

O Centro de Informações Toxicológicas (CIT) da Secretaria da Saúde realiza, em média, oito mil atendimentos por ano. No ano passado foram 8.728 casos de intoxicação em Goiás. As picadas de escorpião lideraram as notificações, com 1.963 casos. Em segundo lugar ficaram as intoxicações por medicamentos, com 1.622 notificações. Neste ano, até o fim de junho, foram notificadas 2.652 intoxicações.

Com o intuito de fornecer informações precisas e aprofundadas aos profissionais responsáveis pelo atendimento às vítimas goianas de intoxicações, o Centro de Informações Toxicológicas tem desenvolvido uma série de atividades. Uma delas é o Curso de Atualização em Toxicologia Clínica, que teve o primeiro módulo realizado recentemente, em Goiânia. O segundo módulo está previsto para os dias 11 e 12 de setembro.

Informações
Do primeiro módulo do curso participaram 60 profissionais de saúde lotados no CIT, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Goiânia e na Coordenação de Saúde do Trabalhador da Suvisa. Entre os assuntos tratados estavam Acidente Crotálico (causado pela picada de cobra cascavel), ministrado pelo médico infectologista Raimundo Nonato Leite Pinto, do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT).

“Queremos que os servidores tenham condições de fornecer informações e orientações sobre diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção das intoxicações, envenenamentos, toxidade das substâncias químicas e biológicas e os riscos que elas ocasionam à saúde”, pontua a coordenadora do CIT, Dilza Diniz Dias.

As conferências que compõem o curso de Atualização em Toxicologia Clínica são ministradas por especialistas com experiência na área. Neste primeiro módulo também foram abordados os temas Acidentes por Aracnídeos, por Ana Carolina Sousa Costa, do CIT de Belo Horizonte (MG); Acidentes por Metais, ministrado por Eduardo Capitani, do CIT de Campinas (SP) e, ainda, Drogas de Abuso, por Themis Torres, do CIT de São Paulo (SP).

Plantão
O plantão do CIT Goiás funciona 24 horas e seus telefones para informação toxicológica são: 0800 646 4350 (Regional) e 0800 722 6001 (Nacional).

Mais informações: (62) 3201-2816

Category:

0 comentários