Palmeiras de Goiás tem Cavalhadas no fim de semana
A cidade de Palmeiras de Goiás, a 76 quilômetros de Goiânia, realiza desta sexta-feira, dia 5, a 7 de junho uma das mais tradicionais Cavalhadas do Estado. Há 107 anos, a encenação que mostra a conversão dos mouros pelos cristãos é encenada no município. A festa, organizada pela Prefeitura com apoio do Governo de Goiás, deve reunir 30 mil pessoas, durante os três dias.
O evento foi lançado oficialmente nesta terça-feira, dia 2, pelo governador Marconi Perillo, durante solenidade no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Em discurso, Marconi destacou que o governo vai continuar abrindo as portas do Palácio das Esmeraldas para receber as manifestações da cultura e da cidadania de Goiás. “O Palácio vai se tornando a casa da cultura e das artes, reverenciando o patrimônio material e imaterial dos goianos. É uma honra receber os cidadãos palmeirenses e estimular a tradição das Cavalhadas”, afirmou.
O prefeito de Palmeiras, Alberane Marques, agradeceu ao governador por, mais uma vez, receber os cavaleiros da mais tradicional festa da cidade, no Palácio das Esmeraldas. “As Cavalhadas são as nossas festas mais tradicionais, é a manifestação cultural do povo de Palmeiras. Quero agradecer também pela parceria administrativa, como a reconstrução do asfalto de Palmeiras e das rodovias que dão acesso ao município, a construção do Centro de Convenções de Palmeiras e a construção de 740 casas pela Agehab”, concluiu.
Programação
A programação das Cavalhadas inclui alvorada, desfile, carreiras e shows. Na sexta e no sábado, após as carreiras, o público vai conferir show da dupla João Marcos e Thawan e do cantor Léo Moreira. No domingo, será celebrada a Missa em Louvor às Cavalhadas, na Igreja São Sebastião.
Nos três dias do evento, os cavaleiros deixam a Praça São Sebastião no período da tarde, rumo ao Campo de Batalha, no Parque de Exposições. As encenações têm início às 19 horas. O cortejo até o parque é animado pela presença dos irreverentes mascarados, que seguem pelas ruas da cidade alegrando os moradores com suas brincadeiras.
Para melhor organizar a participação popular na festa, os mascarados são numerados e inscritos na prefeitura ao pagarem uma taxa simbólica de R$ 5. Todos os anos, mais de mil pessoas se inscrevem para participar da festa como mascarados. Os foliões contam com infraestrutura completa para alimentação e segurança feita em parceria com a Polícia Militar. Também são instalados palanques com tendas, de onde parte do público acompanha a encenação. A outra parte fica nas arquibancadas.
Sexta-feira 05/06/15
5 h – Alvorada – Praça São Sebastião
17 h – Desfile – Igreja São Sebastião em direção ao Campo de Batalha
19 h – Início das carreiras – Parque de Exposição Agropecuária
23 h – Show com João Marcos e Thawan
Sábado 06/06/15
5 h – Alvorada – Praça São Sebastião
17 h – Desfile – Saída da Igreja São Sebastião em direção ao Campo de Batalha
19 h – Início das carreiras – Parque de Exposição Agropecuária
23 h – Show com Léo Moreira
Domingo 07/06/15
5 h – Alvorada – Praça São Sebastião
8 h – Missa em Louvor às Cavalhadas – Igreja São Sebastião
16 h – Desfile – Igreja Matriz em direção ao Campo de Batalha
18 h – Início das carreiras – Parque de Exposição Agropecuária
Mais informações: (64) 3954-4023
Category:
0 comentários